27 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: Músicas do ano


Ano passado, a minha retrospectiva foi a amiga aqui tagarelando bastante sobre os livros, filmes, séries e músicas que eu ouvi durante o ano. Funcionou tanto que eu gostaria de tagarelar mais sobre esse ano de 2017.

No começo do ano, eu  fui ao meu primeiro show banda gaucha Cartolas que fez o seu primeiro show aqui em Florianópolis/SC. A casa de show era bastante escrota mas, os meninos da banda foram um show a parte...Ouvi Cartolas praticamente todos os dias do mês de janeiro. No #Canção de segunda teve musica do gênero infantil que grudou como chiclete me fazendo cantarolar direto e uma "playlist da vergonha" com musicas vergonhosas para se ouvir em público.

No mês de fevereiro, eu ouvi muito as musicas do album Baiano e os Novos Caetanos é o nome de um trio musical e humorístico composto pelos humoristas Chico Anysio, Arnaud Rodrigues e Renato Piau satirizando no título o conjunto Novos Baianos e o cantor Caetano Veloso.
 Indo para o cursinho eu coloco musicas para ouvir no modo "aleatório" e estou ouvindo bastante rock nacional, indie e MPB. Nada muito especifico...

No mês de junho, estou ouvindo muito as musicas da trilha sonora da série Os dias eram assim... Eu também ouvi bastante músicas para escrever o #cançãodesegunda, as playlists que eu ouvi para andar de bicicleta e as musicas que eu ouvi para montar a tag Minha vida em uma playlist. Adoro pesquisar a história por trás da canção. Com o coração partido pela separação de um casal de amigos, Milton Nascimento, em sua primeira parceria com Caetano Veloso, cantou no verso da música Paula e Bebeto, “mas no meu canto estarão sempre juntos”. O casal de amigos era Paula que conheceu com 15 anos e Bebeto de 17 anos.

No mês de agosto: Eu ouvi bastante músicas para escrever o #cançãodesegunda, escrevi sobre a Coletânea “Dois Lados” com os sucessos do Skank são cantados por novos artistas brasileiros, como: francisco, el hombre, A Banda Mais Bonita da Cidade, Fernando Anitelli, Anavitória, Cobra Coral, Garotas Suecas, dentre outros. Eles imprimem sua personalidade ao cantar as músicas dos mineiros, e o resultado ficou bem interessante. O projeto gerou um álbum duplo com 15 faixas cada, ou seja, são 30 músicas cantadas por diversos artistas. Chico Buarque divulgou nesta sexta-feira, 28, a música Tua cantiga, uma das faixas de seu novo disco de estúdio, Caravanas, que tem previsão de lançamento para a segunda quinzena de agosto. O single está disponível em todas as plataformas digitais e ganhou também um videoclipe. A letra é assinada por Chico e a melodia é do pianista Cristóvão Bastos, com quem Chico já costuma trabalhar.

No mês de outubro, ouvi muito Pato Fu é uma banda brasileira de rock alternativo formada em 1992 da banda Sustados por 1 Gesto, na cidade de Belo Horizonte.  O album Música de Brinquedo, em 2010, um disco tocado somente com instrumentos de brinquedo, com o qual conquistou o Disco de Ouro, em 2011, por seu selo independente Rotomusic, vencedor do Grammy 2011 (The Latin Recording Academy) de melhor álbum de música latina para crianças. Como o próprio nome já revela, o disco foi gravado usando somente instrumentos de brinquedo e miniaturas. A filha de Fernanda e John, Nina Takai, empresta sua voz em algumas faixas do disco que, apesar de não ser propriamente para crianças, brinca bastante com a sonoridade infantil. É composto por 12 regravações de músicas famosas nacionais e internacionais e ganhou grande receptividade do público. 

No mês de novembro, Quem já me conhece a mais tempo (ou não) sabe que eu adoro e ouço Rock Gaúcho desde a minha adolescência. Apesar de adorar rock gaúcho eu nunca tive a oportunidade de ir a um show da banda Comunidade Nin-Jitsu. A sensação de assistir um show pela primeira vez é mágico! Eu conheci o Nando da CNJ em 2009, quando ele e os meninos do Acústicos fizeram um show para tocar somente clássicos do Rock... Eu conheço 3ou9 musicas da Comunidade por causa da tal "memória afetiva" de ouvir musicas gaúchas na madrugada.

Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei comentando com vocês sobre o Blogmas2k17 (principalmente no Snap!!):

Snapchat: Lmilla5

15 comentários

  1. Nunca ouvi as bandas ou cantores que você citou aí, mas também rock não é muito meu estilo musical

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua retrospectiva musical, me pareceu muito boa mesmo não conhecendo os artistas citados. Que 2018 traga muito mais músicas boas para sua vida :)

    ResponderExcluir
  3. Não conheço tanto dessas músicas! Você parece ter um gosto bem mais sofisticado que o meu hahah! Eu ouço muito mais pop e rock internacional, mas eu atualmente to começando a ficar bem interessada nos clássicos do nosso BR como o Caetano e Chico! Parabéns no post, e seu blog é lindo!

    Beijos!
    O Museu Invisível.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, bem legal essa retrospectiva. Muitas coisas que ouvi ou que gosto, e outras que eu não conheço (infelizmente não é tão comum grupos fora do eixo Rio-São Paulo chegarem por aqui -- moro em Sampa --, sobretudo se forem do cenário mais alternativo).
    Gostei da retrospectiva.
    Um 2018 com muita música, alegrias e sonhos!!! :)
    https://teofilotostes.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Você tem um gosto musical muito interessante. Gostei tanto que peguei algumas dicas e anotei aqui.

    Em algum momento você diz que gosta de saber a história por trás das letras das músicas, meu amigo Lendro Pereira tem um podcast, chamado Ergo, que fala exatamente sobre isso. Em cada episódio ele explica a letra de uma música. É muito bom, recomendo:

    http://culturanerdegeek.com.br/ergo-002-eu-odeio-segundas-feiras/

    Um abraço.

    Willian Vulto
    https://lugarnenhum.net

    ResponderExcluir
  6. Nossa quando li Patu Fu me deu uma nostalgia da minha adolescência, bons tempos haha Tambem adorei essa coletanea dois lados com as músicas do Skank, muito bom ver essas músicas que marcaram toda uma geração com outras "pegadas". adorei o post

    Abraços
    http://desconstruindooverbo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi! Eu não conheço as músicas que você citou,
    na verdade não são o tipo que eu curto.

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  8. Devo confessar que das músicas que você citou, infelizmente não conheço nenhuma. Mas vou pegar os nomes para escutar.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu adorei essas retrospectiva de música que você trouxe, sem dúvida alguma foi algo novo e bastante agradável. Eu gostei do fato de você dividir os acontecimentos nos meses em que aconteceram, deixa tudo mais real e mais íntimo.
    Não conhecia as bandas citadas, por isso mesmo, gostei de conhecê-las. Você tem um gosto musical muito bom. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    A maioria das bandas e cantores citados eu desconheço, mas sou completamente apaixonada por Skank, nesses tempos em que música boa é difícil de se achar acabo me agarrando muito ao que já é conhecido e vangloriado pela nossa MPB.

    Abraços!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  11. Gostei do seu post, apesar de não conhecer nenhuma das músicas que você citou.

    ResponderExcluir
  12. Conheço quase tudo citado, almas gémeas musicais, Adoro Skank e Pato Fu ( Sou mineira kkkk).
    Mas ta muito boa sua retrospectiva musical, já adicionei no spotify "Os dias eram assim agora quero ouvir a Coletânea “Dois Lados”, onde encontro?

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Que máximo essa retrospectiva. 2017 passou tão rápido mas cheio de tantas coisas boas. Skank é uma das minhas bandas favoritas. Essa semana ainda ouvi música deles. Tudo de bom pra você em 2018. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Eu não conheço as músicas que você citou, gostei muito do post .

    ResponderExcluir
  15. O post é muito interessante, acaba divulgando músicas que por vezes ainda não atingiram determinados públicos, como eu, não conhecia nenhuma dessas músicas e achei bem interessante.

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall