14 de abril de 2017

Enfim, Psicóloga!


"não é sobre o quão rápido chegarei lá/
não é sobre o que está me esperando do outro lado. 
É a escalada...♪". 
Então eu formei.


Há 1 ano atrás, escrevi a minha trajetória no curso de graduação em Psicologia e Sobre o tal do trabalho de conclusão de curso:
Meu primeiro dia de aula na faculdade foi assustador! Eu, recém saída do ensino médio com uma turma de alunos já na sua 3° e 4° graduação... Me senti "pequena" diante dos assuntos e opiniões MEGA elaborados e eu ficava quieta com medo de falar alguma besteira. Segui com essa turma até a 5° fase, tive que refazer algumas matérias e acabei diminuindo a quantidade de matérias do semestre. Dessa turma se formaram poucos alunos (menos de 10 alunos) alguns foram desistindo durante os semestres (...) As turmas do curso de Psicologia que "Migrei" durante esses semestres tinha uma característica em comum: Desunião (mal de humanas?). Tínhamos uma nota a N3 "trabalhos em grupo" quando eu não tinha a opção de fazer individualmente sempre foi um "parto" de achar um grupo decente. Minhas piores crises de gastrite se devem a esses momentos de maior stress durante esses dez semestres da graduação. (...) Cheguei a trancar a faculdade 2x: Há primeira vez, eu não tava vendo mais sentido no curso que escolhi .. Depois de ter feito um estágio não obrigatório desses que pagam mal e não tinha nada haver com Psicologia... No final do semestre, eu decidi voltar para o curso de Psicologia. Há segunda vez, eu tirei umas férias de um semestre. Me desentendi com a supervisora de estágio na época, quando voltei no segundo semestre e soube que eu não fui a única a "profissional" se desentendeu com outras alunas também e acabou sendo demitida. Prossigamos...
Teve estágio básico que foi a realização de um sonho! Trabalhar com crianças na escola (Psicologia Escolar).





O meu TCC foi um projeto de pesquisa sobre Problemas Psicológicos na Migração com os Haitianos na cidade de Florianópolis/SC.

(...)Vim falar sobre o TCC. Na semana passada, eu apresentei o meu Trabalho de Conclusão de Curso naqueles longos e intermináveis 30 minutos entre a minha apresentação #tremia e mais trinta minutos da pontuação dos avaliadores e o recebimento da nota. Em momento algum, pensei na nota... Queria passar TODO o meu conhecimento do projeto em si, e que toda a minha trajetória até ali não foi em vão teve crescimento em todas as etapas principalmente dos estágios (Básico e Específico). No dia seguinte, minha supervisora me mandou um e-mail, parabenizando-me pela apresentação e informando que a minha nota foi 9,5. Fiquei Feliz!
Nesses últimos 3 anos de graduação, eu fui abençoada com amigos, colegas e professores... Que me incentivaram a dar sempre o meu melhor! Algumas "puxadas de orelha" quando era preciso e conforto em momentos de sufoco e duvidas... 
No inicio da  colação de grau, a secretaria tinha que escolher uma  das graduadas para ler o juramento oficial dos formandos em Psicologia (salva por uma Camila!), esse juramento deve ser feito na colação de grau que é um evento público oficial que formaliza a conclusão de um curso superior. Todos os formandos em Psicologia devem repetir esse juramento na ocasião da colação de grau.
“COMO PSICÓLOGO, EU ME COMPROMETO A COLOCAR MINHA PROFISSÃO A SERVIÇO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, PAUTANDO MEU TRABALHO NOS PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TÉCNICA E DO RIGOR ÉTICO. POR MEIO DO MEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL, CONTRIBUIREI PARA O DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA E PROFISSÃO NA DIREÇÃO DAS DEMANDAS DA SOCIEDADE, PROMOVENDO SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE CADA SUJEITO E DE TODOS OS CIDADÃOS E INSTITUIÇÕES.”
Nesse juramento, eu incluiria a frase do Carl Jung (que foi considerado o pai da Psicologia) que ele diz que: Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

O meu primo mais novo encantado com o "canudo"

Em 2005, achei que esse momento nunca chegaria e em 2010 achei que não iria me formar em Psicologia... Agora, estou aqui, sentada escrevendo sobre toda a minha trajetória e confirmando aquela velha história que diz que: A vida " não é sobre o quão rápido chegarei lá/não é sobre o que está me esperando do outro lado. É a escalada...♪".




Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também (principalmente no Snap!!):

10 comentários

  1. Adoro psicologia, fico feliz que tenha se formado. É meu sonho me formar em psicologia, mas tenho que terminar a escola esse ano. Beijos!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Terminar uma graduação é uma vitória, só a gente sabe o quanto é difícil o caminho. Achei muito interessante o tema do seu TCC, se puder faz um post sobre, eu gostaria muito de ler. Pode até me marcar, ou me avisar.
    bjs
    www.simplesmenteciana.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela realização, existem tantas pessoas que sonham em chegar a esse ponto e não conseguem, graças a Deus você conseguiu!
    Que Deus ilumine essa nova caminhada.
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!! Que você realize mais e mais maravilhas nessa profissão tão bonita!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que delícia ver esse post e ver como você está realizada com sua formatura! Eu quase sei o que é esse sentimento porque me formo em poucos meses hueiheu, muito legal acompanhar sua trajetória! Parabéns pela formatura e boa sorte como psicóloga <3

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns flor, sei como é dificil mais você consegui!!! Que bom que aparti de agora você conquiste todos seus sonhos, objetivos!!! Sucesso beijos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns minha amiga querida e bonita! Fico bem feliz por ter feito parte disso! <3 Valeu todo o esforço! Foi cansativo, mas valeu!

    ResponderExcluir
  8. É uma ótima sensação não é? Um arrepio na espinha e um grito "eu consegui!" Muitos parabéns e que seja uma carreira cheia de sucessos!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente parabéns... q vc seja muito feliz nessa nova etapa da sua vida... Eu já me formei a 8 anos e sei o quanto é maravilhoso chegar ao fim e ver que deu certo. Sempre passamos por sufocos, perrengues, vontade de jogar tudo pro alto mas quando respiramos fundo e resolvemos encarar o resultado vale super a pena. Parabéns!! bjs

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Que felicidade alcançar algo pelo qual lutamos tanto não é mesmo? Realmente o mais importante é o trajeto que fazemos e toda experiência que adquirimos. Quando olhamos para trás vemos toda noite mal dormida, todo stress, todo cansaço, e descobrimos que tudo foi compensado. Parabéns! Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall