24 de março de 2014

“Porque você tem um blog?”





Esse texto eu escrevi ano passado quando eu ainda escrevia blog “Versos em Bossa” inspirado depois de ler o desabafo da Jess do blog caos criativo.


As respostas da celebre pergunta porque você tem um blog?” mudaram muito nesses cinco anos de existência… Sempre tenho ideia da resposta, mas ela acaba não respondendo o mínimo das minhas próprias indagações. Já tive blog falando sobre musica (falecidoAlém do underground…) já tive blog para colocar as minhas fotografias (recente falecido Versos – Monocromáticos) relutei com todas as minhas forças cof, cof, cof em colocar as minhas fotografias aqui… Com a desculpa que aqui era um blog pessoal e blá, blá, blá… Mas a fotografia foi para um caminho mais… e esta fazendo cada vez mais parte da minha vida ultimamente, nada mais justo “post-alas” aqui no blog.

Gosto de escrever sobre coisas cotidianas da minha vida, no maior clima “My dear diary…”. O que eu escrevo aqui estará guardado nos “Arquivos” do Versos… E será queesses momentos quando re-lidos me trarão boas lembranças? Até que ponto eu posso ser mal interpretada pela minha “exposição gratuita” aqui no blog? Pelo modo que penso, sinto e a minha maneira de agir?  Quando eu escolho ter um “Blog Pessoal” e de ter essa postura de “exposição gratuita” porque ser julgada pelo modo que eu penso, escrevo, fotografo? Ano passado eu comecei a ler bastante e pensei na possibilidade de fazer resenhas, mas desisti no meio do caminho quando eu entendi o “comércio” de algo que deveria ser um espaço particular…

O design do Blogger andou mudando para melhor nos últimos tempos os “templates by…” não tem tido muito espaço, deixando os Blogs cada vez mais… Com a cara do blogueiro. O Versos em Bossa até os dias de hoje mudou muito ganhando/perdendo algumas características. Eu também não sou a mesma de 2008 nada mais justo o Versos… Também mudar.

 A Blogsfera mudou muito nesses últimos tempos. É verdade, tem neguinho montando blog para se promover “eu sou!” “eu compro!” “eu como!” “eu visto!”. Transformando em parâmetros, regras e convenções que respinganos blogueiros que escolheram montar o blog para falar da própria vida… Um texto bem escrito, uma fotografia no ângulo perfeito, com boa iluminação e sem tantos ruídos e com um conteúdo agradável para agradar primeiro quem escreve e quem é dona do blog Versos… Nesse caso EU! Não excluo os leitores do Versos… Sinto-me feliz por cada comentário que recebo aqui tanto os elogios quanto às criticas. O elogio das fotografias cada vez mais frequente. O melhor disso tudo é, quando falam um simples “eu me identifico!” essa troca não existiria e não seria tão espontânea se o conteúdo fosse pensado somente em vocês.  

A minha primeira auto critica em colocar as fotos que eu mesma fotografo aqui seria focar O versos em “blog fotográfico” participo de três “postagens fotográficas” que posto aqui. Sou fotografa, mas não tenho a pretensão de escrever DIY sobre como fotografar… A blogsfera… As redes sociais no geral criou uma geração de jovens pretensiosos tipo síndrome da “menina popular do ensino médio”.  Fazem um blog para os leitores da (geração X) com conteúdos, fotografias, promoções… Ganham os comentários e seguidores que os deixam cada vez mais “populares” e começam a relaxar nos conteúdos, pois já conseguiram a popularidade que gostariam e o blog “pessoal” se torna desculpa, para dizer que estão “cagando tijolos” para os leitores que o popularizaram. Sujando o nome de outras tantas blogueiras que fazem um trabalho comercial (não critico quem faz), mas, que levam mais a serio a blogsfera.

A vida ~aparentemente comum~ dos blogueiros ainda agrada aos leitores de um país “de terceiro mundo” vejo como sendo os blogs mais cleans de anos atrás e que ganhou espaço daqueles blogs com gifs pisca, pisca que foram perdendo a graça com o passar dos anos… Tanto é que o rei do camarote virou motivo de piada na blogsfera não que é errado tirar fotos daquela viagem massa, comidas bacanas, champanhe… Mas não dá para escrever somente sobre essas coisas que deixam de ser um evento bacana e começa ser algo “mesquinho” de alguém como uma vida vazia.

Cada vez que escrevo no Versos… (apesar do sentimento desanimo dos últimos tempos) me sinto muito feliz, pois noto em cada linha dos posts o meu amadurecimento nesses cinco anos. Não arrumei nenhuma resposta que me convença o porquê de escrever e colocar as minhas fotografias aqui, talvez aquela resposta pronta “- o Blog é a extensão de mim” seja ainda a mais convincente, mas a maioria das vezes eu vejo que ultrapassa acabo escrevendo mais de mim do que posso suportar lendo… 
Os Versos… Com ou sem bossa continua sendo o meu refugio. Preciso e tenho necessidade de fotografar e escrever para expressar de alguma forma tudo o que sinto e na maioria das vezes eu não consigo falar.


2 comentários

  1. Legal o texto!
    Uma verdade é que vejo os blogs hoje todos 'iguais" , "TODOS" falam de moda e comprinhas, mas incrível como o publico gosta disso, ninguém ejoa de ser tudo igual nao? Os cainais do youtube, tbm. . o que tem de video de comprinhas é fogo! hahaha vai entender;; cada coisa... quero ver onde tudo isso ira chegar..

    www.quintaldasflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu escrevi esse POST eu ainda escrevendo no Versos... mas as coisas estão cada vez piores e IGUAIS como você mesmo disse. Fico só observando também,

      Excluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall