26 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: Leituras do ano.


Ano passado, a minha retrospectiva foi a amiga aqui tagarelando bastante sobre os livros, filmes, séries e músicas que eu ouvi durante o ano. Funcionou tanto que eu gostaria de tagarelar mais sobre esse ano de 2017.

Em janeiro, eu terminei de ler o livro Mamãe é Rock da Ana Cardoso. Este é um livro sobre a maternidade e todos os sentimentos loucos que as mães têm em relação a quem de alguma forma criam, seja um filho natural, adotivo, neto ou sobrinho. É sobre família e é sobre as mães também, esses seres que falam uma língua estranha e chata que só entende quem entra para o clube e se torna uma delas. As crônicas da Ana Cardoso, além de divertidas são super bem escritas. Em Fevereiro, encontrei livros por 9,90! E uma dessas leituras eu queria ter lido a um tempinho como esse livro A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar conta a história de Esther Grace Earl, diagnosticada com câncer da tireóide aos 12 anos. A obra é uma espécie de diário da jovem, com ilustrações, fotos de seu arquivo pessoal, textos publicados na internet, bate-papos com os inúmeros amigos que fez on-line e reproduções de cartas escritas em datas comemorativas como aniversários. 

No mês de março, conheci as maravilhosas edições da Darkside é a primeira Editora do Brasil dedicada ao terror e à fantasia A editora criou uma coleção Darklove com histórias sobre a força feminina na literatura. O livro “A Guerra que Salvou a Minha Vida” é um daqueles romances que você lê com um nó no peito, sorrisos no rosto e – entre um parágrafo e outro – lagrimas nos olhos. Uma obra sobre as muitas batalhas que precisamos vencer para conquistar nosso lugar no mundo. Há esse livro... tive a sensação de querer proteger essa leitura e ao mesmo tempo indicar a todo mundo! 

em Julho, eu comprei a trilogia “O Lar da srta. Peregrine para crianças peculiares”. E já li o primeiro livro da trilogia porém não consegui escrever a resenha. No mês de Julho, eu também assinei a malinha do Turista Literário e tive a minha primeira experiência sensorial com o livro Ecos "uma experiência sensorial única que leva o leitor para uma viagem pelo universo literário onde um livro é ambientado"



O livro Ecos, Ao terminar cada história o coração fica apertadinho... Porém, a autora conseguiu integrar três coisas maravilhosas nesse livro: Música, História e Realismo Fantástico. A melodia das musicas clássicas estiveram no decorrer da história de cada personagem do inicio ao fim. A literatura nada mais é que Histórias que tocam em nossas almas, apertam nossos corações e entregam ele renovado, revigorado. Pronto para as nossas jornadas da vida. E isso a coleção Darklove sabe fazer "horrivelmente" bem. 

No mês de agosto, O livro Em Algum Lugar nas Estrelas, da Clare Vanderpool ficou "mofando" na minha bolsa á alguns meses... Ignorei o marcador de páginas e re-comecei a ler do inicio, antes mesmo de começar a ler os escolhidos para a minha TBR da Maratona Literária. A leitura desse livro é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Comprei o livro O Pequeno Principe com uma edição chuchu da editora Agir e é uma leitura que sempre gosto de re-lêr quando tenho oportunidade. No mês de setembro, eu comecei a ler o livro Filha das Trevas veio na mala do mês de agosto do turista literário. Eu nunca tinha ouvido falar dele e de cara a sinopse me encantou. Infelizmente, a leitura não atendeu as minhas expectativas... Um dos motivos é que esse livro NÃO É DE FANTASIA! e isso não fica claro na sinopse. Esse livro é um reconto histórico sobre os filhos do Vlad da Transilvânia e o Império Otomano... Na minha opinião, misturar fatos históricos com licença poética nada mais é, que fazer um "samba do "crioulo doido" na história. Outro ponto negativo, é a narrativa desse livro que é cansativa por ser muito lenta... 

Em novembro, além de estar lendo as ultima leituras do mês do UNBOXING TURISTA LITERÁRIO Eu comprei o livro O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA a história acompanha a adolescente Starr. Ela e Khalil, seu melhor amigo, saem de uma festa e são parados por uma viatura da polícia durante a noite. Starr aprendeu desde cedo como uma pessoa negra deve se comportar frente a um policial: sem movimentos bruscos, mãos onde ele possa ver. A triste realidade do que o ódio e o julgamento podem fazer por causa da cor da sua pele. Um movimento errado, uma suposição e Khalil é assassinado, deixando para trás o trauma na garota e o peso da injustiça. Starr é a única testemunha do crime, e precisa aprender a própria voz para clamar justiça antes que as investigações levem a culpa para cima do garoto. 


Comecei a leitura dos livros: Por lugares incríveis, Luna Clara & apollo11, Passarinho, A probabilidade Estatística do Amor, a longa viagem..., a leitura foi se arrastando e acabou empacando e não consegui conciliar essa leitura chata com o dia-a-dia e antes de ter uma ressaca literária resolvi então, abandonar a leitura... Uma sombra ardente e brilhante e Tartarugas até lá embaixo foram os últimos livros adquiridos da caixinha do Turista Literário desse ano. Porém, pretendo voltar a ler esses livros no primeiro semestre de 2018. 
 Pronto. Agora a gente só volta a falar de livro no ano que vem. Prometo.



Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei comentando com vocês sobre o Blogmas2k17 (principalmente no Snap!!):

Snapchat: Lmilla5

2 comentários

  1. Parabéns pelas suas leituras. Esse ano li quase nada de livros por conta do Tcc da faculdade, mas agora pretendo voltar a ler.
    Acredita que eu nunca li nenhum dos que você citou? Eu tenho vontade de ler Em algum ligar nas estrelas.
    Beijos.

    sonhosdegarota.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos trabalhos da Darkside pelas capas duras maravilhosas, porém não gosto de terror, mas fiquei feliz que surgiu darklove e quero ainda garantir o meu "A guerra que salvou minha vida" e ter essa capa em minha estante <3 Nos que você citou "A probabilidade Estatística do Amor a primeira vista" e da Esther Earl já li e amei <3
    Feliz 2018!!
    www.mandyline.com

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall