27 de dezembro de 2016

Filminhos e séries (e novelas!) de 2016 (parte 01)


O ano de 2016 foi um ano tão estranho que tive uma dificuldade extrema de elencar tudo que assisti ao longo desses 12 meses, Isso me faz perceber que sou incapaz, nesse momento, de fazer um "Awards dos filmes do ano" dos filmes que vi esse ano usando como base aquele questionário do ano passado (veja aqui a retrospectiva do ano passado). Nesse ano, a Retrospectiva Cinematográfica ser a amiga aqui,"escrevendo pelos cotovelos" tentando resgatar o que andei assistindo de bacana, tanto no âmbito da televisão, como do cinema. O ano de 2016 passou por cima de mim (e da metade da população...) como um rolo compressor, de modo que essa retrospectiva não é do ano, mas sim do que deu pra fazer com um ano.

Começaremos, então, falando de novelas. A minha infância dos anos 90 teve muitas novelas Mexicanas/Argentinas para o publico infantil no canal do SBT. Quando começou surgir os primeiros remakes dessas novelas eu fiquei como uma pontinha de curiosidade e nostalgia em poder conferir a nova roupagem das novelas preferidas da minha infância. 


A novela cúmplices de um resgate produzida e exibida originalmente pelo SBT entre os dias 3 de agosto de 2015 e 13 de dezembro de 2016, com o total de 357 capítulos Escrita por Íris Abravanel, é adaptada da telenovela mexicana Cómplices al rescate, criada por Rosy Ocampo e que também fora exibida no SBT. A atriz mexicana Belinda Shull ficou conhecida no Brasil por interpretar as gêmeas (Mariana/Isabela), numa trama que narra o cotidiano de duas irmãs gêmeas que trocam de lugar. Diferente da versão original, essa versão teve bastante clipes musicais e algumas musicas foram regravadas para a versão brasileira. A Larissa Manoela defendeu as suas personagens (Manuela/Isabela) muito bem. Porém, falhou nos clipes por ser muito forçada... O núcleo de atores adultos defenderam muito bem os seus personagens e foram um show a parte.


Na rede Plim- Plim tiveram: A novela eta mundo bom! de Walcyr Carrasco tiveram muitos elementos das suas novelas anteriores: melodrama, maniqueismo, humor inocente e/ou pastelão, vilões terríveis, núcleo na fazenda com caipiras, bichinhos de estimação, casamentos desfeitos no altar, torta na cara, personagens arremessados no chiqueiro. O personagem principal Candinho foi inspirado no conto iluminista Cândido ou O Otimismo (1759), do filósofo francês Voltaire e teve uma mensagem principal tão importante para os dias difíceis desse ano... “Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é pra meiorá”. Este é o lema do personagem principal o Candinho (Sèrgio Guizé).


O prêmio de "Manoel Carlos do ano" vai para Benedito Ruy Barbosa com a novela velho chico O projeto de Velho Chico estava guardado há anos e seria para uma novela do horário das seis. Com a necessidade de realocar as ambientações do horário das nove (que há uma década não saía do eixo Rio-São Paulo), as novelas de Benedito Ruy Barbosa tem essas características romance proibido entre Santo dos Anjos (Domingos Montagner) Maria Tereza (Camila Pitanga), que começa com seus antepassados na década de 1960, passa por conflitos entre famílias rivais na disputa por posse de terras e poder, e culmina na atualidade em meio à luta pelo renascimento do Rio São Francisco, o Velho Chico. Não entendo nada de "imagem cinematográfica" mas, a imagem do amarelado envelhecido em todas as cenas deixaram os capítulos um tanto cansativo em vários momentos. O ritmo lento da narrativa  também perdeu-me  como uma possível  telespectadora, a novela teve o grande mérito de provocar e estimular o público mas nem isso e nem a morte do ator Domingos Montagner  que tinha o papel do personagem principal fez melhorar a audiência nos últimos capítulos... A novela prometeu ser um sucesso. Porém, não cumpriu  a metade das expectativas. 

 

Gostaria de ter assistido a série liberdade liberdade completa. Porém, o horário tornou-se impossível, infelizmente. Eu vi somente os primeiros capítulos com a Mel Maia que interpretava a Joaquina da Silva Xavier (criança) adorei a narrativa contada com partes da História do Brasil. 

A novela Haja coração foi uma Releitura da novela Sassaricando, escrita por Silvio de Abreu entre 1987 e 1988, com personagens inéditos, contextos, perfis e tramas diferentes e atualizados.


A novela passou por um período instável, sofrendo com uma fraca distribuição de destaque dos núcleos e pela falta de acontecimentos relevantes. Um deles é a trama principal, que envolve a protagonista Tancinha (Mariana Ximenes) e seus pretendentes Apolo (Malvino Salvador) e Beto (João Baldasserini). A feirante vinha protagonizando cenas divertidas ao lado do publicitário, que de início é um conquistador barato que apenas a deseja como um troféu, mas acaba alimentando um sentimento verdadeiro. Porém, Tancinha perde força quando está ao lado do caminhoneiro, um grosseiro que volta e meia apela para a violência para resolver seus problemas. As constantes brigas entre os dois cansam e tornam o casal entediante, uma vez que ambos apresentam um excessivo ciúme um do outro. Outro problema é a diferença entre as atuações: Mariana Ximenes tira leite de pedra e esbanja talento e carisma (embora a Tancinha seja um tipo difícil de engolir).

 As novelas : sol nascente; a lei do amor; rock story; carinha de anjo. Ainda estão no  ar. Porém, irão entrar na retrospectiva de 2017.


Justiça é uma série brasileira que foi produzida pela Rede Globo e exibida entre 22 de agosto e 23 de setembro de 2016, no horário das 22 horas Escrita por Manuela Dias, Sem um protagonista definido, cada dia da semana retrata diferentes tramas que se cruzam, contando com Adriana Esteves, Jéssica Ellen, Cauã Reymond e Jesuíta Barbosa como Protagonistas, Débora Bloch, Drica Moraes, Antonio Calloni, Julia Dalavia, Camila Márdila, Cássio Gabus Mendes, Enrique Díaz, Marjorie Estiano, Luisa Arraes, Vladimir Brichta, Marina Ruy Barbosa, Leandra Leal nos demais papeis principais de cada episódio.


Toda a minissérie se passa no Recife, capital de Pernambuco. Nela é contada uma trama em cada dia da semana, onde se desenrola a busca por justiça. As histórias se desenrolam da seguinte maneira:

Segunda (Vicente Menezes) É exibido o caso de Elisa (Débora Bloch) que não supera a morte da filha, Isabela (Marina Ruy Barbosa), assassinada pelo noivo Vicente (Jesuíta Barbosa) que a flagra o traindo com o ex-namorado. Depois de liberto, tenta conseguir o perdão da ex-sogra e seguir a vida, agora casado com Regina (Camila Márdila); Terça (Fátima Libéria do Nascimento) Mostra-se a vida de Fátima (Adriana Esteves), doméstica que matou o cachorro do policial Douglas (Enrique Díaz), por morder seu filho, e acaba por ser incriminada por tráfico. Quando é solta pretende reconstruir a família, mas o marido Waldir (Ângelo Antônio) faleceu, seu filho Jesus (Bernardo Berruezo/Tobias Carrieres) se torna morador de rua e a filha Mayara (Letícia Braga/Julia Dalavia) se prostitui; Quinta (Rose Silva dos Santos) Mostra o desenrolar das amigas Rose (Jéssica Ellen) e Débora (Luisa Arraes), em que a primeira é presa com drogas dos amigos, enquanto a segunda é liberada. Após este fato, Débora é estuprada e quando reencontra a amiga sete anos mais tarde, parte em busca do homem que a violentou; Sexta (Maurício de Oliveira) Exibe-se o caso de Maurício (Cauã Reymond), preso por eutanásia após matar sua esposa Beatriz (Marjorie Estiano), atropelada por Antenor (Antonio Calloni) durante fuga com o dinheiro roubado do sócio — Antenor fugiu sem prestar socorro. Quando sai da prisão, Maurício se aproxima de Vânia (Drica Moraes), esposa problemática de Antenor, agora candidato a Governador do Estado. 

O telespectador tinha sensação de ver a cena de 180° todos os personagens participavam das cenas que nada mais era cronicas da vida cotidiana o estase dessas cenas no ultimo capitulo foi ver quatro finais da mesma história.

Justiça tem como tema principal a canção "Hallelujah", um cover de Rufus Wainwright para a canção de Leonard Cohen, que é executada em algumas cenas e nos trailers. A minissérie conta com as seguintes canções: "Afterlife", Arcade Fire;"O Que Será? (À flor da pele)", Chico Buarque com participação de Milton Nascimento;"O Que Será? (À flor da pele)", Caetano Veloso;"Pedaço de Mim", Chico Buarque com participação de Zizi Possi;"Amor Perfeito", Roberto Carlos;"Gente aberta", Erasmo Carlos;"Último Romance", Los Hermanos;"Risoflora", Elba Ramalho;"Acabou Chorare", Novos Baianos;"Revelação", Fagner;"Crua", Otto;"Pense em Mim", Johnny Hooker; "Dona da Minha Cabeça", Geraldo Azevedo; "Xique-xique", Tom Zé;"Fui Fiel", Pablo


PRÓXIMO POST FALAREMOS SOBRE
 OS FILMES E AS SÉRIES QUE VI NO ANO DE 2016


2 comentários

  1. Adoreeei a retrospectiva! Muita coisa acompanhei! Candinho era um amorzinho à parte :)

    Beijos! Seguindo!
    Lê e ler

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha muita vontade de assistir Justiça mas não conseguia porque na hora que passava eu estava voltando da faculdade </3

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall