19 de setembro de 2016

Canção de Segunda: Rock Grande do Sul


Sou de uma geração que ouvia muita musica BOA nas rádios. Na minha adolescência, eu comecei a ouvir muita radio de madrugada e tinha um programa chamado Pijama Show que usava a definição de Rock Gaúcho que é um termo utilizado, primeiramente, para referenciar grupos de rock surgidos no estado do Rio Grande do Sul.

Eu Moro em Florianópolis/SC desde que me conheço por gente. A distância de Florianópolis/SC e Porto Alegre/RS são de 376,16 km (obrigado Google!). É louco pensar que, o que me aproxima eu de SC, com as musicas do RS “é a propagação de uma frente de compressão de onda mecânica, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais” que é o som (segundo a física) dos vários rádios de pilha que eu já tive ao longo desses anos...

Essa semana que se passou eu estava numa vibe mais nostálgica. Na minha playlist tocou aquelas músicas que eu passava as madrugadas Ouvindo pampa no walkman...Tchê, aperta o play!

1. Anoiteceu em POA - Engenheiros do Hawaii

Comecei ouvir Engenheiros do Hawaii quando lançaram o primeiro Acustico MTV. Depois disso, fui buscar referências sobre a banda "desconhecida" e não larguei mais. Anoiteceu em POA é atrilha sonora perfeita de um sonho que realizei em  conhecer a cidade de Porto Alegre e ter voltado a cidade algumas vezes...



2. Quintal- Acústicos &Valvulados

Eu sou bastante suspeita em falar sobre os Acústicos... Pois, sempre estou escrevendo um "Diário de chalaça" dos shows com uma certa frequência em Floripa. A musica Quintal remete-me a minha adolecencia quando eu ouvia musica nas madrugadas até ser vencida pelo sono...



3. Não Sei - TNT

Meus pais foram viajar para Passo Fundo/RS e acabaram trazendo um cd da banda TNT que até então eu desconhecia... Achei que era engano, que não se tratava de uma banda gaucha. Porém, quando coloquei o CD para tocar aquele sotaque gaucho de porto alegre do Tchê Gomes invadiu o ambiente e não deixou mais duvidas que se tratava do velho e bom Rock Gaucho.



4. Dia Especial - Cidadão Quem

Comecei a ouvir CQ nas madrugadas... Depois disso, fui buscar referências e encontrei o CD ao vivo gravado no Teatro São Pedro para dowloads ouvi incansavelmente durante uma semana! O Duca Leideker tem um jeito peculiar de escrever/cantar que encanta os ouvidos. A musica Dia especial  é uma dessas musicas lindas que emocionam e é cheia de significados para mim.



5. A Despedida - Alemão Ronaldo

A imagem que eu tinha do Alemão Ronaldo é ainda do "ministro do desenvolvimento" da Terça do Ministério de um programa de rádio chamado Pijama show (E lá se vão 15 anos...). Ir em um show do Alemão Ronaldo era um daqueles sonhos distantes... Fui em um show do Alemão esse ano, até esse escrevi aqui como foi o show.



Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei comentando com vocês sobre o BEDA (principalmente no Snap!!):
Snapchat: Lmilla5


4 comentários

  1. Você me fez lembrar de uma amiga que também é gaúcha e tem blog. Música boa é atemporal, não tem jeito a gente nunca esquece. Muito legal teu post! Não conhecia todas as bandas, dessas as que mais me marcou foi Engenheiros do Hawaii. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Como disse a Ciana Andrade, também lembrei de uma blogueira gaúcha e penso ser a mesma pessoa. Tais Lopes é o nome dela. Também não conheço algumas bandas, agora os Engenheiros fizeram parte da minha juventude, gosto muito.
    Bom conhecer o seu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. sou gaúcha e moro em poa, sou apaixonadissima pelo rock gaucho! todas essas que voce citou, eu amo muito! principalmente acusticos

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu não conhecia rock gaúcho haha?
    Acabei de ouvir suas indicações e gostei muito <3
    Gosto bastante de músicas acústicas, pois dá uma valorizada na voz.
    Parabéns pelo post e sucesso!
    Beijinhuss

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall