11 de julho de 2014

Não me acordem - Luis Fernando Verissimo



“E fiquei pensando que quando for a nossa vez de novo teremos certamente a torcida mais dedicada, fiel, convicta e feliz do Brasil. Por que será a torcida dos que resistiram! Aguente só mais um pouco...”.

O passado é prologo. Certos acontecimentos dão força a essa frase, transforma tudo que veio antes em preliminar, em mero antecedente, ou para usar outro termo literário, em prefácio. Você se da conta de que tudo que houve até ali, toda uma vida, toda uma história foi simplesmente preparação para aquele certo momento, depois do qual, nada será como era. E o passado ganha uma lógica que não tinha. Você passa a entender tudo em retrospecto, tudo tinha um sentido em que você apenas não perceberá na falta do momento máximo. 

A vitória do grêmio, em Tóquio em 83 nos anos medíocres, o quase rebaixamento, as finais desperdiçadas, os vexames, as desilusões, tudo era prólogo para ontem. Agora ficou claro, agora ficou lógico. O próprio destaque como melhores do mundo, conquistado pelo Barcelona e pelo Ronaldinho fazia parte da preparação para o nosso 17 de dezembro que não teria o mesmo gosto épico se o adversário fosse outro. Tudo era armação para aumentar o brilho e o drama do nosso momento máximo, tudo se encaixava, ou você pensa que a saída do Pato e do Fernandão foi obra do acaso, esse autor sem imaginação? O resultado veio sendo construído aos poucos, desde antes da fundação do Internacional, antes de Pedro Alvares Cabral, antes de Onero e das Pirâmides, e eu sabia que havia uma justificativa histórica para o topete do Gabirú! 

Há dias a leitora Poliana Lopes me lembrou de um texto que eu tinha escrito e esquecido, ela teve a gentileza de me mandar o texto e eu peço licença para repeti - lo agora era assim:

“Meu caro Colorado, desculpe essa carta a céu aberto, é por que não sei seu nome nem seu endereço. Na verdade, só vi você na rua de mãos dadas com seu pai e cercado pelos seus irmãos que vestiam a camiseta do Grêmio, suponho que fossem seu pai e seus irmãos. Você estava com a camiseta do Internacional, quase parei o carro para olhar melhor, mas não era miragem. 

Você tinha uns quatro ou cinco anos e estava de camiseta vermelha, seu pai vestia uma camiseta branca exemplarmente neutra, mas posso imaginar como tem sido a sua vida em casa. As provocações, os petelecos, a flauta, o martírio. E lá estava você de camiseta vermelha o antigo escudo orgulhosamente no peito, desafiando todas as provações. Não sei se você sabe que vários colorados da sua geração não aguentaram, e trocaram de time. Levaram pais e avós ao desespero, mas não suportaram a pressão do sucesso gremista, você aguentou! Você não sabe, mas é um herói. E fiquei pensando que quando for a nossa vez de novo teremos certamente a torcida mais dedicada, fiel, convicta e feliz do Brasil. Por que será a torcida dos que resistiram! Aguente só mais um pouco, meus respeitos."

Mas isso tudo também pode ser um sonho, se for, por favor, não me acorde!
Obs: Essa cronica é para os torcedores do internacional para o clássico greNAL (não conheço clássico maior...) mais serve também  para os torcedores Brasileiros.

4 comentários

  1. Agora que passou o susto, a vergonha, e o desespero, até que é possível fazer o placar dessa terça se transformar num drama bem fermentado que só vai deixar nosso hexa, venha ele quando vier, mais interessante e incrível de se viver.
    Só espero que eu ainda esteja aqui pra dar esse grito.
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, "estaremos" aqui escrevendo outras crônicas... Queria ter assistido todos os jogos mas o semestre da faculdade não parou para poder ver os jogos com mais tranquilidade.

      Excluir
  2. Ei Camyli! :)
    Achei linda e forte essa crônica que você colocou na minha caixa de comentários, muito obrigada por ela! E não resisti a lê-la de novo quando a encontrei aqui no seu blog..
    Ainda vamos gritar esse hexa, e quem sabe, um hepta ainda na nossa era! hahaha
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana :) desculpa ter colocado um comentário daquele tamanho no seu post...
      Mas foi a unica forma que achei para voce ler essa cronica que tem tudo a ver com a copa de 2014.

      Excluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall